Política de Privacidade de dados pessoais

A Risco Retorno, nosso time, quer garantir que você saiba como tratamos as informações que você nos dá quando usa nosso aplicativo, site, assistente de IA e demais softwares. Isso inclui como coletamos, guardamos e compartilhamos os dados pessoais que você nos fornece. Assim, nós elaboramos este documento para que você fique ciente de como tratamos os seus Dados Pessoais, quais bases legais e finalidades atendemos e, principalmente, nossa constante atenção em atender a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018), seus princípios e legislações aplicáveis.

Queremos melhorar sempre e isso vale também para como lidamos com seus dados e com a segurança dos nossos softwares. Por isso, de vez em quando, podemos mudar a forma como fazemos as coisas. Sempre que isso acontecer, vamos atualizar essa política de privacidade. Para ficar por dentro do que mudou, é uma boa ideia dar uma olhada aqui de tempos em tempos. Se a gente fizer mudanças que alterem de forma importante como usamos seus dados e precisarmos do seu OK de novo, vamos pedir sua permissão.

  1. A nossa Política de Privacidade explica?

    Como a Risco Retorno usa e protege as informações pessoais que você compartilha quando utiliza o nossos serviços. Isso inclui quais informações coletamos, por que as coletamos e como cuidamos da sua privacidade. Quais são os seus direitos como dono dos seus dados pessoais e como você pode controlar o uso dessas informações pela Risco Retorno, incluindo como acessá-las, corrigi-las ou pedir para excluí-las.


  2. Que Tipo de Informações Coletamos?

    1. Aqui estão os tipos de dados que podemos pedir e por que são necessários:

      CATEGORIAS DE DADOS EXEMPLOS DE DADOS
      Dados de Identificação Nome, para sabermos quem você é.
      Dados de Contato Endereço, e-mail, telefone e detalhes do dispositivo, para podermos falar com você e enviar informações importantes
      Dados de Perfil de Consumo Suas consultas, acessos ao aplicativo, sistema operacional utilizado e dispositivo, dados para diagnósticos e medição de performance de campanhas de marketing, para entendermos o que você precisa e melhorar nosso serviço.
      Dados de Autenticação Informações de login, como usuário e senha, para garantir que só você tenha acesso à sua conta.
      Dados de Localização Onde você está, através de GPS, o que pode ajudar a personalizar nosso serviço baseado em sua localização.
      Dados Bancários Informações da sua conta bancária, caso isso seja necessário para operações financeiras.
      Dados de Comunicações O conteúdo de mensagens que você nos envia e gravações de ligações, o que nos ajuda a entender melhor suas necessidades e resolver problemas.
      Dados das Redes Sociais Nome de usuário da rede social para associar ao seu cadastro e possibilitar o uso do nosso serviço nas redes sociais.

    2. Utilizamos os seus dados pessoais em constante observância às bases legais que autorizem o seu uso e à finalidade a que se destina, de forma proporcional às atividades de Tratamentos de Dados Pessoais que iremos executar.


  3. Por que coletamos seus dados?

    1. Nossos objetivos ao coletar suas informações são: fazer com que nosso app, site e demais softwares funcione corretamente, melhorar, torná-lo mais útil para você, entender como você usa o serviço para podermos aprimorá-lo, ajudar em possíveis problemas que você tenha na utilização dos nossos serviços e mostrar anúncios relevantes. Nós só usamos suas informações pessoais de acordo com as leis que permitem fazer isso e somente para as finalidades para as quais foram coletadas. Abaixo, você encontra uma tabela que mostra para que usamos seus dados e o motivo legal que nos permite isso:

      DADOS PESSOAIS FINALIDADES BASE LEGAL DE TRATAMENTO
      Dados de Identificação
      Dados de Autenticação
      Dados de Contato
      Dados bancários
      Dados de Preferências e Comportamentos
      Dados de Localização

      ATIVIDADES DE UTILIZAÇÃO DO APP/SITE.

      Utilização do APP/SITE (cadastros, processamento de preferências, registro e recadastramento de senhas, login, log).

      Promoção de melhorarias com a experiência de navegação.

      Execução de Contrato com o Usuário.
      Dados de Identificação
      Dados de Autenticação
      Dados de Contato
      Dados de Localização
      Dados de Consumo
      Dados de Comunicações
      Dados de Preferências e Comportamento

      ATIVIDADES DE MARKETING.

      Utilização para realização de ações de marketing, campanhas promocionais ou com conteúdo educacional e treinamentos, envio de brindes, degustações de produto, aprimoramento do APP/SITE.

      Legítimo Interesse.
      Dados de Identificação
      Dados de Autenticação
      Dados de Contato
      Dados de Preferências e Comportamentos
      Dados de Localização
      Dados de Consumo

      ATIVIDADES DE SISTEMA.

      Promoção de melhorarias com a experiência de navegação e utilização do APP/SITE e outros suportes para eventuais falhas no APP/SITE.

      Execução de Contrato com o Usuário.
      Dados de Identificação
      Dados de Contato

      ATIVIDADES COM PARCEIROS.

      Relacionamentos com parceiros para abertura de novos negócios comerciais, cadastramento em degustações para pessoas jurídicas, adesão a novos produtos e captação de novos clientes através de parcerias comerciais.

      Legítimo Interesse.
      Execução de Contrato com o Usuário.
      Dados de Identificação
      Dados de Autenticação
      Dados de Contato
      Dados de Comunicações
      Dados de Localização

      ATIVIDADES DE SUPORTE.

      Execução de atividades de suporte ao APP/SITE (modelo de produtos, dados de venda, análise de logs, verificação de uso de produtos, performance, análise de risco da conta, abertura de chamados, auditorias, consulta de usuários, dúvidas cadastrais)

      Execução de Contrato com o Usuário.
      Execução de Contrato com Terceiros.
      Dados de Identificação
      Dados de Autenticação
      Dados de Comunicações
      Dados de Preferências e Comportamentos
      Dados de Localização
      Dados de Consumo

      ATIVIDADES DE RELACIONAMENTO.

      Atendimento ao usuário e análise de dados de usuários. Prevenção de fraudes.

      Execução de Contrato com o Usuário.

    2. Se você não quiser receber mais mensagens de divulgação ou promoções do nosso aplicativo, é só nos avisar mudando suas preferências no site ou app ou fale conosco pelo e-mail [email protected].


    3. Se criarmos novos jeitos de usar seus dados pessoais que ainda não estão descritos nesta Política, vamos atualizar as informações aqui e deixar você sabendo o que mudou.


  4. COMO COLETAMOS OS SEUS DADOS?

    1. Dados Que Você Nos Fornece. Quando você usa nossos serviços pelo Site, APP, redes sociais, pode nos enviar dados pessoais de várias maneiras - por exemplo, ao se cadastrar, entrar em contato conosco por e-mail, telefone ou redes sociais, ou preencher formulários no app ou site. Essas informações são necessárias para que você possa usufruir de todas as funcionalidades do app/site. Sem elas, talvez você não consiga usar o serviço corretamente.

    2. Dados que coletamos automaticamente. Enquanto você usa o app e site, nós registramos determinadas informações automaticamente. Isso inclui:

      1. Cookies: pequenos arquivos que guardam detalhes da sua navegação, como quais páginas você visitou e suas preferências. Eles são essenciais para o funcionamento do site e para personalizar a sua experiência. Você pode desativar os cookies no seu navegador, mas isso pode afetar o funcionamento do nosso site.

      2. Web Beacon: usamos essa tecnologia para entender melhor quem visita nosso site e como interage com nosso conteúdo.

      3. Ferramentas de Analytics: essas ferramentas coletam informações anônimas sobre como e quando você visita o nosso site, e até mesmo quais sites você visitou anteriormente.

    3. Dados de terceiros. Obtemos dados de prestadores de serviços e de terceiros que colaboram conosco ou quando integramos seus serviços ao nosso app/site. Se você usar serviços fornecidos por outras empresas em parceria conosco, também poderemos receber seus dados por meio dessa colaboração.


  5. COM QUEM COMPARTILHAMOS SEUS DADOS PESSOAIS?

    1. Nós da Risco Retorno podemos compartilhar suas informações pessoais nas seguintes situações:

      1. Grupo Econômico. empresas que são nossas parceiras ou que façam parte do nosso grupo empresarial, para que elas possam enviar mensagens sobre produtos e serviços que podem ser do seu interesse.

      2. Terceiros. Com outras empresas ou profissionais que trabalham conosco, como fornecedores ou parceiros de negócios, para ajudar em coisas como vender nossos produtos, fazer propaganda ou melhorar o que oferecemos. Eles também têm a obrigação de manter suas informações seguras e confidenciais.

      3. Órgãos governamentais. Quando precisamos atender a leis, ordens judiciais ou solicitações de autoridades como o Ministério Público ou a polícia.

    2. A Risco Retorno não vende, aluga ou comercializa quaisquer Dados Pessoais para terceiros.


  6. TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS

    Para armazenar as informações que coletamos, nós podemos enviar seus dados pessoais para serviços de Cloud localizados nos Estados Unidos. Não se preocupe, pois fazemos isso respeitando as leis que protegem seus dados e garantimos que as outras empresas com as quais trabalhamos também sejam sérias quanto à privacidade e segurança das suas informações.


  7. QUAIS OS DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS?

    1. São seus direitos, de exercício a qualquer momento:

      1. Direito de Escolha sobre o Consentimento. Você pode pedir explicações e orientações sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e as consequências dessa decisão, caso esta seja a base legal utilizada.

      2. Direito de acesso aos dados e confirmação de existência de tratamento. Você pode ter acesso facilitado às informações sobre os tratamentos que realizamos nos seus dados. Você pode obter, mediante requisição prévia, informações sobre o uso e operação que realizamos com os seus dados, seja internamente, com outras empresas ou órgãos governamentais. Você pode, ainda, solicitar uma cópia dos dados pessoais que nós possuímos sobre Você.

      3. Direito de correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados. Você pode solicitar a correção ou alteração dos seus dados pessoais, caso Você identifique que alguns deles estão incorretos, incompletos ou desatualizados. Contudo, para ser efetivada essa correção, teremos que checar a validade dos dados que Você nos fornecerá.

      4. Direito de anonimização, bloqueio ou eliminação dos dados. Caso o tratamento se dê com base no consentimento e estes dados sejam desnecessários para as finalidades informadas, sejam excessivos ou tratados em desconformidade com a legislação, Você pode solicitar a sua eliminação, bloqueio ou anonimização. Favor notar que este direito é limitado, como qualquer outro direito previsto em lei; assim, se houver razões legítimas para a sua manutenção, como eventual obrigação legal ou regulatória, exercício regular de direitos ou outra base legal que o justifique, seu tratamento será mantido. Ainda, se Você solicitar atendimento a um destes direitos, talvez não possam mais ser fornecidos determinados produtos, e talvez sejam comprometidos seu acesso ao APP/SITE e aos sistemas e suas funcionalidades.

      5. Direito de portabilidade dos dados. Você pode requisitar que forneçamos seus dados pessoais a Você ou a terceiros que Você escolher. Isso significa que deveremos fornecer seus dados pessoais, conforme solicitado, mas não garantimos que o formato compartilhado seja compatível com o lugar de destino.

      6. Direito de revogar o consentimento e solicitar a eliminação dos dados tratados com base nele. Você tem o direito de revogar o seu consentimento e/ou solicitar a eliminação dos seus dados processados de acordo com a base legal do consentimento, no entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer tratamento realizado com seus dados antes de Você revogá-lo. Se Você solicitar atendimento a um destes direitos, talvez não possam mais ser fornecidos determinados produtos, e talvez sejam comprometidos seu acesso ao APP/SITE e aos sistemas e suas funcionalidades.

    2. Nos reservamos o direito de solicitar seus Dados de Identificação, Autenticação e Contato para garantir o exercício dos seus direitos sobre dados pessoais de sua titularidade ou de pessoas que Você, de forma legítima e comprovada, representa.

    3. Para garantir o uso correto dos seus dados, podemos solicitar algumas informações suas para confirmar sua identidade.

    4. Para exercer os seus direitos, Você deverá entrar em contato pelo e-mail [email protected]. A solicitação será analisada e, sendo pertinente, respondida em até 15 (quinze) dias, contados do recebimento, e qualquer correção, caso necessária, será realizada o mais breve possível.


  8. COMO ARMAZENAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

    A Risco Retorno adota as práticas mais seguras para manter seus dados pessoais protegidos, utilizando técnicas e procedimentos avançados de segurança. Armazenamos suas informações nos nossos servidores, em serviços de armazenamento na nuvem com empresas terceirizadas e em computadores que utilizamos para o trabalho. É importante lembrar que a segurança dos seus dados também depende de você - é essencial que você cuide bem da segurança dos seus dispositivos e das suas senhas.


  9. POR QUANTO TEMPO OS SEUS DADOS PESSOAIS FICAM ARMAZENADOS?

    Seus dados pessoais ficarão salvos conosco enquanto você estiver usando ativamente o nosso aplicativo e demais sistemas. Se você deixar de usar e ficar inativo, ainda podemos manter seus dados por um tempo, especialmente se houver uma exigência legal ou regulatória para isso. Seus dados ficarão guardados pelo tempo que for necessário para as finalidades para as quais foram coletados. Se você pedir para apagar seus dados, nós faremos isso a menos que exista uma razão legítima para mantê-los - por exemplo, uma lei que nos obrigue a guardar essas informações ou para defender nossos direitos.


  10. DÚVIDAS, CONTROLE DOS DADOS E COMO EXERCER SEUS DIREITOS:

    1. Caso você tenha qualquer dúvida, precise esclarecer algo, fazer sugestões ou críticas sobre como tratamos seus dados pessoais, você pode entrar em contato conosco pelo e-mail:[email protected]


  11. MUDANÇAS NA POLÍTICA

    1. Podemos mudar nossa Política de Privacidade de vez em quando. Quando fizermos mudanças importantes, vamos contar para você diretamente. Mas de qualquer jeito, é uma boa ideia visitar e ler nossa Política de Privacidade regularmente para ficar por dentro de qualquer alteração.

Este documento foi atualizado pela última vez em 27/12/2023.